Skip to content

The game is afoot

Janeiro 28, 2015

Tsipras começou a jogar duro. E parece estar a jogar como se tivesse um grande trunfo ou a fazer um bluff genial. Parte da sua acção sugere que o economista Yanis Varoufakis saiba exactamente em que botões carregar para provocar a renegociação da dívida de 320 biliões que hipoteca o futuro da Grécia. As mensagens já começaram a ser enviadas pelo governo do Syriza. Cancelamento do acelerado programa de privatizações posto em marcha por Samaras. Começou pela companhia nacional de energia e pelo porto do Pireu, este último prometido pelo anterior governo a um consórcio chinês. A promessa de um aumento do salário mínimo, ou melhor do regresso do salário mínimo aos seus antigos 771 euros, acabando com a depressão imposta pelo programa da troika para os 500 euros. E sobretudo, a caça aos oligarcas e à fraude fiscal. Assim de repente parecem coisas quase impossíveis de serem geridas, quanto mais de produzirem resultados benéficos. A oligarquia grega terá os seus biliões protegidos em bancos suíços ou em paraísos fiscais. Como chegar a eles? Ninguém imagina como atacar as oligarquias portuguesas, que não seja através da judicialização cujo desfecho invariável é a prescrição dos processos realmente importantes. Na Grécia não tem sido diferente, sendo que o nível de impunidade é ainda maior.

Tsipras opõe-se à Europa em duas frentes maiores da política da União. Primeiro, o saneamento económico draconiano imposto pela troika e pelo banco central europeu. Segundo, a política externa, questão em que o governo do Syriza terá uma posição muito heterodoxa. Neste campo, a aproximação à Rússia de Putin parece ser tão atípica quanto a coligação com Kamennos, líder dos Gregos Independentes. Mas a esse propósito estão os dois de acordo. Não por acaso a pasta da defesa foi entregue a Kamennos. O governo grego contará talvez com a Rússia para o caso das negociações com a Europa falharem. A moeda de troca é o apoio diplomático no caso ucraniano. Tsipras mostrara-se já por diversas vezes contra as sanções impostas à Rússia. Mas agora pode fazer valer a sua voz no Conselho da Europa, como o fez imediatamente ao discordar do texto que avançava mais sanções contra a Rússia. Ora, neste jogo, Putin é a chamada wild card – ninguém sabe o que lá está. Tanto se congratula pela eleição de Tsipras como tece loas à extrema-direita europeia. Dir-se-ia que como aliado é no mínimo perigoso.

No plano social e económico, se resultarem as mudanças (e esperemos que sim) teremos finalmente um exemplo fundado na empíria com que contrariar a ortodoxia iluminada que nos governa. Por exemplo, Tsipras anunciou imediatamente o fim das mobilizações obrigatórias de trabalhadores contra a vontade dos sindicatos. Lembra a TAP e o esmagamento dos seus sindicatos por parte do governo psd-cds. Esta estratégia tem percursores e pode bem ser considerada o ponto de viragem para a absolutização do neoliberalismo. Lembremos que assunção absoluta da total flexibilização do trabalho aconteceu quando Reagan conseguiu esmagar a greve dos controladores aéreos, despedindo mais de cem mil sob a justificação de comportamento desleal para com a nação. Nunca mais houve uma greve de tal dimensões nos Estados Unidos da América. Mas terá Tsipras e o seu governo força para dobrar o capital multinacional a aceitar condições laborais que o seu financeirismo há algum tempo que desconhece? Tudo isto seriam boas notícias, mas a impressão que dá é a dum Rio Ave a jogar contra o Real Madrid – gente esforçada que acaba por ser esmagada pelo dinheiro. Talvez Tsipras e Varoufakis tenham mais trunfos na manga do que aparenta.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: