Skip to content

Morrer na praia

Junho 27, 2014

A participação da selecção de futebol no mundial foi quase tão decepcionante quanto a prestação de uns famosos blogers que anunciaram o seu coming back com fanfarra e foguetagem. E digo quase porque os primeiros, do mal o menos, sempre algum esforço fizeram, enquanto dos segundos não se pode dizer o mesmo. Duas notas sobre estes acontecimentos aparentemente dissociados, mas que como veremos possuem interligações que à partida seriam insuspeitas.

Primeiro a selecção. Na Inglaterra, no último fim de semana, o tópico de conversas aciduladas e das maquinações “tablóidicas” foi uma declaração de Redknapp, o antigo manager dos Spurs (Go Spurs!!), que literalmente colocava a boca no trombone de maneira a provocar ondas de comoção que abalaram até as fundações de Westminster. Redknapp veio a terreiro revelar que em edições passadas do campeonato do mundo diversos dos seus jogadores pediram-lhe que os safasse da prestação nacionalista inventando um pretexto que os colocasse fora da convocação. Gerrard, o capitão da selecção, saltou para os media exigindo a redknapp a good old faschion name and shame attitude, acrescentando, com a mão encostada ao coração, que ninguém no grupo alguma vez teve intenções de abandonar o mundial.

Haverá alguma verdade na denúncia de redknapp, quanto mais não seja porque ela não faz mais do que corroborar relações que podemos intuir como sendo inerentes às actuais dinâmicas do desporto rei. O caso de Inglaterra não será dos mais emblemáticos, onde por acaso, dos convocados, 11 jogavam em equipas nacionais. Mas penso que se pode extrapolar para o exemplo português, onde apenas um jogador da equipa principal inicial joga entre portas nacionais. A pergunta a fazer é: como infundir um qualquer espírito de orgulho nacional em jogadores que jogam há mais de dez anos em países estrangeiros e cuja ligação que mantêm com Portugal passa apenas pelas chouriças nas férias do Natal que os familiares lhes oferecem e com essa fina correia de deificação mediática que os liga umbilicalmente ao país que os viu partir? Extensa pergunta, para curta resposta – pois, é difícil.

Esta é uma questão que deve ser analisada detalhadamente, à qual se liga a não menos intrigante dúvida sobre as implicações das estratégias de mercado no desempenho dos jogadores. Não será por acaso que a América Latina lidera este campeonato. Muito embora a grande maioria dos seus jogadores se encontre a jogar na Europa, esta contínua a ser ainda uma boa montra para mostrarem os seus dotes futebolísticos. Sucede contudo que outras tantas selecções cujos jogadores ganham na ordem de mais de quinhentos mil euros por mês, o trabalhinho do mundial parecer-lhes-á trabalho gratuito, uma espécie de horário zero do futebol, com o qual eles não estarão muito pelos ajustes. Se juntarmos o factor mercado ao factor desapego nacional, podemos começar a vislumbrar uma explicação para as péssimas prestações de selecções onde jogam alguns dos mais bem pagos jogadores do mundo (e supostamente dos melhores do mundo).

Afinal, que raio tem isto a ver com o blog dos super blogers mencionados atrás? Alguma coisa terá. Por exemplo, conquistada a fama e a glória, dispersos em obrigações variadas directamente associadas ao seu talento para a escrita, o interesse desinteressado (para utilizar uma modificação de uma formulação conhecida) deixou de cobrar dividendos e passou a ser simplesmente desinteresse. Por outras palavras, os super bloguers deixaram de estar para se chatear porque os benefícios não possuem a mesma utilidade marginal de outrora. Por isso tivemos uma selecção desconcertante, assim como temos um coitus interruptus de blog.       

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: