Skip to content

Os Flinstones

Junho 7, 2010

Através do arrastão, chego a esta notícia muito engraçada. Sinceramente, não me preocupa tanto a hipocrisia que os enunciados “cavaqueiros” geralmente encerram. A isso já estou habituado, e Cavaco apenas representa o país de labregos e aldrabões que é Portugal. É a propósito do primeiro, a parte dos labregos, que as mais honestas perplexidades me ocorrem. O espanto de Cavaco perante uns buracos – lindos buracos, sem dúvida, de uma beleza arquitectónica digna da mais deslumbrada admiração – feitos no século IV, rematado com ênfase cristã que os tinham feito (os capadócios, pois bem) para defender a religião, é o paroxismo do parolismo beato-labregueiro.

As pirâmides de Gizé, construídas quase três mil anos a.c. também tinham qualquer coisa a ver com a religião; bem assim como o templo de Apolo, o de Delfos, onde as pitonisas passeavam as suas túnicas e advinhavam coisas inspiradas por drogas leves oraculares – esse era de pouco mais de meio-século antes da vinda do Messias.

Os exemplos são inúmeros, e seria fastidioso para mim andar a catar datas na wikipedia. O que suscita apreensão é o ar babado de Cavaco, enfatizando cada sílaba com aquele semblante de quem profere uma verdade universal em palavras onde se escondem séculos de sabedoria – “No século IV!”. Nem se imagina. Verdade mesmo sr. Presidente? Sim senhora: no século IV já defendiam a religião dos inimigos da fé cristã!  

Nunca tivemos uma colecção de frases tão desinspiradas, tão insípidas, tão chãs, tão esforçadamente banais, como com Cavaco presidente. Um caso concreto de querer voar e faltar-lhe o golpe de asa.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: