Skip to content

E é isto o futebol?

Junho 7, 2010

O problema do futebol actual ficou bem patente para quem viu o França-China. O método Mourinho saiu na perfeição. Uma França a praticar um futebol deslumbrante caiu aos pés de uma China incapaz – e nem sequer vale a pena fazer o trocadilho da muralha, porque não havia nenhuma. Ribery sempre a romper a defesa chinesa; Anelka a partir a espinha aos laterais; Mallouda a brincar com “dribles” à frente da zona de tiro…e nada. Um azar do caraças. Bolas que passaram à frente da baliza sem nenhum dos atacantes ter a sorte de as empurrar para o fundo das redes.

Jogou a França mal? Bem pelo contrário. Jogou mesmo muito bem; tão bem, que provavelmente seria a selecção revelação não se desse o caso de não ter marcado.

Jogou a China bem? Nem de longe. Tão longe que andaram a maior parte do tempo a correr atrás dos franceses empurrados para dentro do seu meio-campo em estratégia muito pouco oriental. Por que ganhou então a China? É simples: porque marcou um golo de bola parada à frente da grande área.

Se houve jogo onde o resultado foi injusto esse foi o França-China. Mas é também o retrato triste de um futebol que de tão técnico, tão ao redor de estatísticas e simulações, se tornou chato, desinteressante, previsível; sim, porque começa a haver previsibilidade no “método Mourinho” que afinal não constitui nenhum método especial, apenas a constatação de que as regras do futebol assim como se encontram favorecem, e de que maneira, quem menos arrisca.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: