Skip to content

The white man’s burden

Setembro 21, 2009

A entrevista a Pinto Balsemão é um primor de rigor jornalístico. Ficamos a saber que Pinto Balsemão não se mete nos conteúdos das suas publicações ANTES de serem publicadas, mas mete-se DEPOIS. No jornalismo, como em qualquer outra actividade, sublinhe-se, a sequência temporal tem os seus efeitos postergados; ou seja, recorrendo ao velho dictum de Marx, os homens fazem a sua própria história (…) mas segundo as condições que encontraram anteriormente. O que significa que um DEPOIS será sempre um ANTES, para outrem na normal sequência temporal.

Por conseguinte, o que Balsemão quer dizer é que na realidade influencia a linha editorial, na medida em que pronunciando-se DEPOIS avisa e delimita o que quer para todos os ANTES futuros. Isto nem sequer é estranho e só pode causar mal-estar a quem acredita na pureza jornalística – quem acredita que Manuela Moura Guedes manifestava apenas interesse em revelar a verdade, por exemplo.

O jornalismo não é puro. Não porque não possa sê-lo; mas simplesmente porque é pago, custa dinheiro, e quem paga pode. Neste sentido, a proposta de onerar os conteúdos on-line também não nos pode surpreender. O problema está em que Balsemão arrisca correr contra os tempos. A informação chega por inúmeras vias e perspectivas. A blogosfera supriu (e de que maneira) o diktat da opinião única dos Tycoons do jornalismo. Certamente que é isso que deixa Pacheco Pereira com os cabelos eriçados: assistir à perda de controlo da opinião em favor de uma miríade de opinantes passíveis de serem cotejados e que, tantas e tantas vezes, fazem melhor jornalismo do que aquele que nos é servido pela comunicação social privada.

Infelizmente, o dia há-de chegar em que os blogs também se farão pagar. Já faltou mais.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: