Skip to content

É a estupidez, economistas!

Janeiro 6, 2009

Tresleio o livro de Santos Pereira cujo título promete grandes revelações: A Economia portuguesa e os seus mitos. Leio com mais detença o capítulo dedicado à produtividade. Santos Pereira explica-nos que existem diversas mistificações em torno da mesma. Primeiro, a produtividade dos portugueses não é tão má como se julga: quando observada em períodos longos rivaliza facilmente com as suas congéneres europeias. Segundo, a espada de Dâmocles que está constantemente a pairar sobre o lombo do Estado não tem assim tanta razão de ser. Ao Estado não lhe deve ser assacada a culpa total da baixa produtividade nacional. Terceiro, uma quota-parte da culpa cabe aos gestores e aos sindicatos.

É no terceiro ponto que a controvérsia se acende e que vale a pena pensar um pouco, sendo os pontos anteriores questões que de tão invocadas já perderam a novidade.

Comecemos com os gestores. Segundo um estudo da conceituada consultora Mckinzey, realizado em 4000 empresas nacionais, calhou-nos em sorte os piores gestores do total dos países desenvolvidos. Como se isso não bastasse, são também aqueles que menores habilitações académicas possuem quando cotejados com os restantes países da UE. Porque a culpa não pode morrer solteira, Santos Pereira agita o dedo acusador contra os sindicatos, verberando contra eles o facto da sua militância tão irredutível quanto anacrónica ou a insistência em tratar os gestores como os inimigos. Um clima de guerra, por conseguinte, que Silva Pereira identifica nas manobras políticas sindicais.

A inescapável pergunta é a seguinte: se os nossos gestores são os piores do mundo desenvolvido – segundo o estudo da Mckinzey – por que razão são dos mais bem pagos?

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: