Skip to content

Vale de Abraão

Dezembro 21, 2008

Revejo pela enésima vez o “Vale Abraão” de Manoel de Oliveira, o único Manuel que se escreve irritantemente com O. É de uma beleza extasiante. E uma outra palavra que poderia aqui ser empregue, aliás, a frase reescrita, seria: é de uma beleza extática. Porque Manoel compreendeu que extático e êxtase são complementares. Percebeu que a beleza que existe no movimento é efémera, sendo que apenas o que extático está pode criar a ilusão da grandeza.

 

Emma: Vou-me casar e nem sequer gosto dele. Na cena em que a jovem Emma é apresentada às tias Mellos não há qualquer coisa de profundamente linchiano? Porra! Aquilo é David Lynch puro. Ou o contrário. Lynch discípulo de Oliveira. Parece ridículo? Donde, que bestas os gajos que dizem que Oliveira não sabe filmar. E também, que linha de continuidade não se esconde entre um dos maiores cultores da tradição – um amor intransigente quanto às verdades telúricas – e um dos grandes pós-modernos? Obviamente, Lynch compreendeu igualmente que a beleza medra no extático.

 

 

O olhar directamente para a câmara – outra. Efeito de teatralização ou denúncia da mentira do cinema? No big brother toda a gente se encontra ciente que está a ser filmada…e por isso mesmo forja um comportamento natural: como se não soubessem que os seus actos e palavras ficarão irremediavelmente inscritos no digital. Esse sim, constitui o supremo efeito de teatralização. Saber-se visto e fingir que não se está a ser visto. Isso é, mais coisa menos coisa, representar, para todos os actos e situações da vida.

 

Lynch e Oliveira, dois compinchas na desmontagem da ilusão. Através da criação da mesma. O espelho, pois então. A consciência do espelho. E os espelhos abundam em Oliveira; em Lynch estão ausentes. Não há filme onde a imagem seja traída como reflexão. Em Oliveira, reflexões no interior de reflexões, refractadas. E haverá coisa mais extática do que a imagem do espelho ou a recordação dela?

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: