Skip to content

Pequeno tratado sobre o cinismo

Junho 23, 2008

   

  

 

Há dois cinismos de sinal contrário nas propostas para referendar o Tratado de Lisboa. De um lado, um cinismo esquerdista que está contra o tratado de Lisboa porque, mesmo não o querendo admitir, se coloca numa posição fundamentalmente antieuropeísta. Do outro um cinismo de direita que ataca o tratado por conveniência política e que normalmente se escusa a invocar qualquer razão substantiva para as suas críticas.

Ao primeiro devemos perguntar que Europa quer, se alguma? E que Europa teria em mente que não fosse a do chamado directório França-Alemanha quando são estes que mais contribuem para o orçamento da mesma?

Ao segundo, devemos interrogar o âmago da sua aversão a este Tratado em particular e porque razão deve este ser especialmente referendado quando os outros não o foram?

Em tempos, quando Maastricht foi cozinhado à revelia das populações da Europa, a esquerda, nomeadamente o PCP, exigiu um referendo. Nem do PSD, do PS ou do CDS-PP se ouviram as agora tão frequentes expressões de ultraje em relação à recusa em referendar o Tratado de Lisboa por parte dos governos da maioria dos Estados Membros. Apetece perguntar, onde estavam Pacheco Pereira e Vasco Graça Moura que agora se encanitam tanto com o atropelo das liberdades cívicas que a recusa do referendo deste tratado, para eles, configura, quando Maastrich foi empurrado pelas gargantas abaixo dos cidadãos europeus? Quando pessoas responsáveis, deputados do Parlamento Europeu, evidenciam tão volúveis atitudes e opiniões é caso para dizer que algo vai mal com a europa, e não se trata do déficit democrático.

Por maioria de razão, para uma direita importunada pelas manigâncias que acolheram a concocção do tratado de Lisboa, devia este incómodo ter sido revelado anteriormente quando outros tratados, porventura mais abrangentes nas suas consequências, foram celebratoriamente acolhidos pelo PSD então no poder.  

 

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: