Saltar para o conteúdo

Eles vivem

Maio 26, 2008

Ainda sobre Indiana Jones. Tenho dificuldade em situar o filme com precisão. Por isso prefiro enveredar por uma análise ideológica; ou, melhor dizendo, por uma análise do que ideologicamente nos é apresentado.

A acção passa-se nos tempos do maccartismo. Em pano de fundo são-nos dadas a aperceber um conjunto de perseguições a professores universitários cujos motivos nunca são bem identificáveis. Sabemos apenas que havia um clima anticomunista larvar. Hélas, existiam sérias razões para isso, pois não andavam os russos com o seu KGB a violar terreno militar norte-americano em pleno deserto do Kansas?

Indiana Jones é impreterivelmente pela América, que é o único país que não pretende dominar o mundo. Os russos querem adquirir um conhecimento de tal forma poderoso que lhes permita assenhorearem-se do globo; e até o cientista britânico está mancomunado com os comunistas (com os comunistas, mancomuna-se).

Por conseguinte temos que apesar de o clima persecutório ser um pouco exagerado, havia razões para tal, porque quer quiséssemos quer não, os soviéticos estavam realmente entre nós (eles). Better dead than red – lê-se num cartaz que alguém empunha à entrada da universidade numa manifestação de desagravo perante o comunismo que se insinua na academia. É claro que isto é uma tautologia, porque afinal de contas o comunismo andava realmente por lá a colonizar as mentes. O cogumelo atómico do início é rapidamente assimilável ao poderio americano, mas para que serve ele, esse poderio? A parábola resume-se assim: não desejes demasiado conhecimento porque ele é mortal. E isto assemelha-se sobremaneira à história do fruto proibido. Dead and red são equivalentes.   

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: